O consumo moderado de vinho à refeição (dois copos para homens e um copo para mulheres) está associado a um risco 14% inferior de se desenvolver diabetes tipo 2, sugere um estudo, cujas conclusões foram divulgadas na conferência de 2022 da American Heart Association’s Epidemiology, Prevention, Lifestyle & Cardiometabolic Health. Por outro lado, o risco é maior entre quem não bebe ou consome mais cerveja ou licor.
"Os testes clínicos também concluíram que o consumo moderado pode ter alguns benefícios para a saúde, incluindo no metabolismo da glucose", diz o autor do estudo Hao Ma. Contudo, continua por esclarecer se estes benefícios se traduzem na redução da diabetes tipo 2.
Os autores do estudo analisaram 312 400 adultos do banco de amostras biológicas do Reino Unido que se assumiram como consumidores regulares de álcool. Numa década de acompanhamento, cerca de 8600 dos participantes desenvolveram diabetes tipo 2, que afeta, sobretudo, adultos e idosos com excesso de peso ou obesidade, sedentários e com estilos de vida pouco saudáveis.
Leia Também: A super fruta que pode ajudar a evitar a hiperglicemia e a diabetes