Trata-se de um eletrodoméstico imprescindível para a maioria da população e extremamente prático. O aparelho permite entre diversas aplicações: aquecer comida, descongelar alimentos, ferver água ou inclusive preparar receitas.
Ora, devido à quantidade de alimentos que são colocados no microondas, é necessário limpá-lo regularmente. Além de adotar determinados cuidados, como cobrir o que estiver a ser aquecido com tampas de plástico de modo a evitar respingos.
Leia Também: Três dicas para limpar e organizar o frigorífico de forma fácil
Segundo o jornal espanhol Meganotícias a junção de diferentes alimentos, calor e humidade torna o microondas um ambiente propício para a disseminação de bactérias.
"A carne crua é descongelada no microondas e, de seguida, outros alimentos são aquecidos, como pão ou leite. Isso explica a necessidade de uma rotina", conta à publicação Ana Karina Peralta, diretora do Centro de Segurança Alimentar da Universidade de Talca.
Afinal, com que frequência devo limpar o microondas?
"Deve fazer uma limpeza profunda uma vez por semana, mas o ideal é limpá-lo imediatamente todas as vezes que for usado, principalmente se houver derramamentos, pois os restos de alimentos ficam com humidade e podem assim desenvolver-se patógenos", partilha a especialista.
Leia Também: Poeira? Conheça algumas dicas para limpar janelas, varandas e parapeitos