Um grupo de investigadores do Laboratório de Ciências da Vida e Biomedicina, de Hangzhou, na China, descobriu que as bactérias estão envolvidas na formação de metástases que vão provocar tumores, segundo um estudo divulgado na revista científica Cell.
O principal autor do estudo, Shang Cai, afirma que as células cancerígenas acabam espalhadas na corrente sanguínea por bactérias existentes na região dos tumores.
De acordo com o estudo, as características microbianas estão associadas ao risco de cancro, prognóstico e respostas ao tratamento, enquanto os micróbios residentes no tumor estão relacionados com a progressão da doença.
Os investigadores analisaram tumores de mama de ratos com quantidades significativas de bactérias dentro das células. Os tumores eram semelhantes aos do cancro de mama em mulheres.
Contudo, embora tenha detectado uma relação entre as bactérias e a metástase, Shang Cai explica que isso não significa que o uso de antibióticos durante o tratamento do cancro possa trazer benefícios para os doentes.
Leia Também: Jamais ignore! Dor nas costas pode ser sintoma de cancro