Um estudo comparou a saúde de 2.536 animais de estimação alimentados com um ração padrão, carne crua ou com uma dieta à base de vegetais.
De acordo com um artigo publicado pelo jornal The Sun, os dados apurados sugerem que uma dieta vegan "nutricionalmente sã" pode ser a melhor opção para aquele que é considerado o melhor amigo do homem.
Leia Também: As cinco raças de cães mais companheiras e amigas dos humanos
A pesquisa inquiriu donos de patudos e incluiu perguntas sobre viagens ao veterinário e acerca do tipo de medicação que os animais tomavam.
Inicialmente, a análise pareceu revelar que uma dieta de carne crua era a mais saudável das três opções. Contudo os investigadores disseram que os cães no estudo que ingeriram uma dieta à base de carne eram mais jovens do que os cães que seguiram uma dieta vegan - o que poderia explicar por que motivo pareciam mais saudáveis.
Em declarações ao The Sun, o professor veterinário Andrew Knight, da Universidade de Winchester, no Reino Unido, disse que são necessárias mais pesquisas.
Estudos anteriores associaram o consumo de dietas de carne crua para cães a um maior risco de patógenos e deficiências nutricionais.
O professor Knight acrescentou: "acreditamos que o nosso estudo é o maior até hoje, explorando os resultados de saúde de cães alimentados com dietas vegans e à base de carne".
"A pesquisa analisou uma série de dados objetivos, bem como os pareceres dos donos e avaliações veterinárias".
"As escolhas alimentares mais saudáveis e menos perigosas para cães, são nutricionalmente vegan", concluiu.
Os achados foram publicados na revista científica PLOS One.
Leia Também: As melhores raças de cães para quem tem bebés