O colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz, essencial para o desempenho de funções vitais, e que circula no sangue. No entanto, quando está em níveis elevados, é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
A pensar nisso, o nutricionista e cardiologista Juliano Burckhardt partilhou, em entrevista ao portal Alto Astral, cinco recomendações para reduzir o colesterol. Ei-las:
1- Inclua fibras na sua alimentação
Segundo o médico, o consumo de fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou 'mau colesterol'). Isto porque formam um gel que, no intestino delgado, consegue alterar a absorção das gorduras pelo organismo. Sendo assim, o risco de cardiopatias são reduzidos.
2- Evite gorduras saturadas e açúcar
Os alimentos ricos em gordura saturada não só contribuem para o excesso de peso como aumentam os níveis de colesterol. "Leia atentamente os rótulos", aconselha Juliano Burckhardt.
3- Mexa-se
Bastam alguns exercícios simples por dia para diminuir os níveis de 'mau' colesterol. O especialista garante que meia hora é o suficiente.
4- Consuma 'gorduras do bem'
Nem tudo que é gorduroso é mau. O DHA, um ácido docosa-hexaenoico, pode ajudar na função cardíaca, além de diminuir o LDL e aumentar o HDL, se for consumido regularmente. O salmão, a sardinha e o atum, por exemplo, serão alguns dos seus aliados. Quem não gosta de peixe, pode optar por suplementos com óleo de peixe ou vegetarianos de algas.
5- Pouse o cigarro
As substâncias presentes no cigarro podem acarretar consequências catastróficas para a sua saúde. Fumar aumenta os níveis de LDL.
Leia Também: Oito alimentos para conseguir o corpo perfeito até ao verão (com saúde)