É possível que no futuro especialistas em saúde pública recomendem a toma da vacina contra a Covid-19 anualmente, semelhante à vacina contra o vírus da gripe, de acordo com um artigo científico publicado no portal JAMA Network e citado pelo portal Nova Mulher, da autoria da FDA, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Em dezembro de 2021, no pico da vaga da variante Ómicron do coronavírus nos EUA, o médico Anthony Fauci disse à CBS Mornings que era "totalmente concebível e provável" que eventualmente coexistiríamos com a Covid-19 do mesmo modo que lidamos com as constipações e gripes comuns.
Leia Também: Mulheres vs homens. Quem tem mais sintomas de Covid longa?
"Não vamos ficar numa situação com esse grau de intensidade indefinidamente… esperamos chegar lá em breve", partilhou Fauci.
Segundo Kristin Englund, especialista em doenças infeciosas da Clínica Cleveland, avança o Nova Mulher, é perfeitamente verosímil que o 'novo normal' inclua a vacinação regular contra a Covid de modo a contrariar o aparecimento de surtos potencialmente assoladores.
Amesh Adalja, investigador do Centro de Saúde Johns Hopkins, tem a mesma opinião.
"Acho que, em geral, o objetivo é tornar a Covid-19 semelhante à gripe em termos da sua capacidade de causar quadros graves", concluiu.
Leia Também: Estudo desvenda processo de inflamação associado à Covid-19 grave