Para algumas pessoas, condições como a diabetes tipo 1 ocorrem na família e por serem genéticas são difíceis de evitar.
Esta variante da doença aumenta perigosamente os níveis de açúcar no sangue, o que faz com que os indivíduos necessitem de tomar insulina diariamente para manter esses valores sob controle.
Entretanto, a diabetes tipo 2 está normalmente associada à idade ou ao excesso de peso. E conforme alertam os especialistas, o estilo de vida pode estimular o desenvolvimento da doença.
Leia Também: Quatro sintomas pouco conhecidos de diabetes tipo 2 (não os ignore)
Os casos de diabetes aumentaram nos últimos anos, sendo que o tipo 2 representa cerca de 90% de todos os casos.
Em declarações ao jornal The Sun, a endocrinologista, Minisha Sood disse que se acha que está em risco de desenvolver a doença, então há três coisas na sua vida às quais deve prestar especial atenção, nomeadamente:
. Falta de exercício;
. Má alimentação;
. Não dormir o suficiente.
"Ser sedentário e comer alimentos processados, ricos em calorias e pobres em nutrientes pode predispor a diabetes", disse a médica.
Mais ainda, segundo Sood, pessoas que não têm um padrão de sono adequado (por exemplo, trabalhadores por turnos ou que sofrem de distúrbios do sono) têm uma maior predisposição de sofrerem de diabetes.
Um estudo anterior revelou que pessoas que dormem menos de seis horas por noite apresentam um risco mais elevado de desenvolver a condição.
Leia Também: Cientistas criam forma de tratar diabetes sem medicamentos ou insulina