Estima-se que um em quatro portugueses sofre de pressão alta - condição em que o bombeamento excessivo de sangue contra as paredes das artérias pode causar problemas de saúde graves caso não seja tratada.
Também conhecida como hipertensão, é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares potencialmente fatais.
Como tal, é essencial fazer tudo o que pudermos para melhorar a condição - e o modo como dormimos pode desempenhar um papel vital nesse aspeto.
A apneia do sono é um distúrbio que causa lapsos graves na respiração.
Fazendo com que o cérebro bombeie mais sangue para áreas-chave como o cérebro e o coração.
Tal coloca pressão adicional nas paredes das artérias e aumenta a pressão arterial mais do que se respirasse normalmente.
Quedas súbitas nos níveis de oxigénio no sangue durante a apneia do sono aumentam a pressão arterial e deterioram o sistema cardiovascular.
Ora, segundo o jornal Mirror, dormir virado para o lado esquerdo é pensado ser a melhor posição de sono para a hipertensão, na medida em que alivia a pressão arterial sobre os vasos sanguíneos que retornam o sangue para o coração.
Dor nas costas também pode causar distúrbios do sono significativos, de modo que deve igualmente evitar quaisquer posições de sono que coloquem pressão sobre esta área.
"Descansar de lado, com as costas mais retas, pode ajudar a reduzir a apneia do sono", refere o prestador de cuidados Medicover Hospitals.