Um estudo publicado na revista Nutrients, analisou a relação entre a hora do jantar e o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
Os voluntários foram divididos em três grupos - o grupo da ceia antecipada (antes das 20h), o grupo irregular e o grupo da ceia tardia (depois das 20h).
Aqueles que consumiram a refeição a horas aleatórias registaram um risco superior de morrer de um acidente vascular cerebral hemorrágico - fenómeno no qual um vaso sanguíneo no interior do crânio explode e causa uma hemorragia no cérebro.
Leia Também: Covid-19: Sobreviventes podem experienciar efeito fatal até 1 ano depois
Os investigadores escreveram: "descobrimos que a adoção de um horário irregular de ceia em comparação com o jantar antes das 20h estava associada a um risco aumentado de mortalidade por AVC hemorrágico".
"Até onde sabemos, o nosso estudo é o primeiro a investigar a associação entre o horário do jantar e o risco de mortalidade cardiovascular", acrescentaram.
"Neste grande estudo de coorte prospetivo de base populacional, após ajuste para fatores de risco de problemas cardiovasculares, o horário irregular do jantar foi associado a um risco aumentado de mortalidade hemorrágica por AVC comparativamente à ingestão antecipada da mesma refeição".
Os investigadores descobriram igualmente que ter excesso de peso e comer a horas irregulares aumentou ainda mais os riscos.
Leia Também: Estudo alerta: Calor aumenta risco de enfarte e AVC