A integração da prática desportiva quando se tem uma rotina muito exigente pode ser um verdadeiro desafio. É o seu caso?
A pensar em quem sente que nunca tem tempo suficiente, o Urban Sports Club reuniu algumas sugestões de modalidades que podem ser executadas em menor tempo. "Se praticarmos desporto de forma regular, variando a nossa rotina de treinos e encontrando diferentes formas de nos desafiarmos, será natural vermos uma grande melhoria da condição física e sensação de bem-estar – mesmo que tenhamos uma rotina mais exigente ou menos flexível", afirma a marca em comunicado.
HIIT
O acrónimo significa 'High Intensity Interval Training', ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Como tal, este tipo de treino implica vários momentos de exercício muito intenso, conciliados com pausas mais curtas, induzindo um grande gasto calórico, ao recrutar bastante a capacidade muscular e cardiorrespiratória dos praticantes.
É possível praticar aulas de HIIT com diferentes durações – mais curtas, de 15 minutos, a aulas um pouco mais longas, de 30 a 45 minutos.
Cycling
Pedalar é uma excelente opção para quem gosta de modalidades dinâmicas e com forte recrutamento da capacidade cardiorrespiratória. Há diversas formas de praticar cycling – nomeadamente outdoor ou indoor, sozinho ou acompanhado -, mas uma das formas com maior adesão serão provavelmente as aulas indoor.
Estas aulas costumam ter uma duração entre 30 a 45 minutos, são orientadas por um professor e acompanhadas por música alta e energética.
Treino funcional
O treino funcional exige a integração de exercícios de elevado gasto calórico, onde habitualmente vemos vários grupos musculares a serem recrutados simultaneamente. Nesse sentido, é comum ver este tipo de treino a ser organizado em sessões de 30 minutos e que podem ser mais uma opção para quem não tem muito tempo livre.
Natação
A natação é uma modalidade muito completa, que exercita vários grupos musculares em simultâneo, trabalha a coordenação motora e melhora a respiração. Nesse sentido, torna-se também uma excelente opção para praticantes com menos tempo: numa aula de uma hora, pode ser possível queimar até 450 kcal.
O facto de ser um desporto de baixo impacto pode também ser importante para praticantes com outras condicionantes à prática desportiva, já que apresenta um menor risco de lesões do que numa atividade de maior impacto.
Cross training
Um treino intenso e que rapidamente nos faz chegar ao nosso limite – esta podia ser uma forma muito universal de descrever o cross training. Existem várias formas de praticar esta modalidade, sendo que é, de facto, uma opção bastante desafiante e que garante um elevado gasto calórico, podendo ser, por isso uma opção viável para quem não tem muito tempo disponível.
Leia Também: Saiba como pode integrar o exercício físico no trabalho