Valores no limite? Não ignore. Ainda que a maioria (80%) do colesterol seja produzido pelo fígado, 20% provém da alimentação, sendo que quando está em excesso é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e, como tal, um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
A boa notícia é que há formas de reduzir os níveis de colesterol. Uma análise do American Journal of Clinical Nutrition aponta, por exemplo, que o chá verde reduz significativamente o colesterol total, incluindo o LDL, o 'mau'.
E não é tudo. Uma experiência relatada num estudo do Journal of Ethnopharmacology refere que os participantes que beberam seis xícaras de chá de rooibos diariamente, durante seis semanas, apresentaram com uma quebra significativa dos níveis de colesterol LDL.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Consiga uma pele radiante com este poderoso sumo funcional antioxidante