Mariscar em Lisboa? Com o Tejo como pano de fundo, não faltam restaurantes na cidade onde há sempre marisco fresco a sair. Falamos de camarões, sapateira, amêijoas, lagosta, mexilhão e percebes, mais graúdos ou miúdos, para encher a barriga.
Passe os olhos pela lista abaixo. O Lifestyle ao Minuto reuniu cinco 'spots' que são especialistas no receituário do mar. Dê um pulinho nestes restaurantes, mas não sem antes reservar mesa.
1- Cervejaria Ramiro
Ultra concorrido, o Ramiro é um clássico da cidade. Parte do encanto é a familiaridade do serviço. Nasceu a 7 de abril de 1956 como sendo uma pequena casa de pasto, mas hoje é conhecido pelas suas famosas mariscadas. Se não estiver disposto a enfrentar um mar de turistas, peça 'take away'.
Morada: Avenida Almirante Reis, 1- H, 1150-007 Lisboa
Nune's Real Marisqueira
2- Nune's Real Marisqueira
Razões não faltam para visitar esta marisqueira. Para comer bom marisco em Belém, a paragem é o Nune's Real Marisqueira. Da mista de mariscos para duas pessoas (210€) a opções mais em conta, como gambas al ajillo e casco de santola, tudo o fará lambuzar os dedos.
Morada: Rua Bartolomeu Dias, 112, 1400-031 Lisboa
3- Marisqueira do Lis
Desde o dia em que abriu, em 1973, a Marisqueira do Lis é dos espaços mais concorridos da cidade. À mesa, vindos de viveiros próprios, ou saídos dos aquários que compõem a decoração, chegam lagostas, lavagantes, perceves, canilhas, ostras, berbigão e conquilha e até camarão tigre gigante. O difícil mesmo será escolher.
Morada: Avenida Almirante Reis, 27B, 1150-019 Lisboa
Restaurante O Palácio
4- Restaurante O Palácio
É uma daquelas recomendações infalíveis. No típico bairro de Alcântara, o marisco é rei e a proposta é simples: comer como um príncipe. A variedade de mariscos nas montras do corredor que nos leva até às mesas impressiona-nos com os deliciosos frutos que o mar oferece. O arroz e a açorda de marisco, o camarão tigre grelhado com molho especial e a sapateira e santola com casco recheado são algumas das especialistas que mais orgulham a casa.
Morada: Rua Prior do Crato, 142, 1350-263 Lisboa
5- Pinóquio
Vai ser difícil não cair em tentação no Pinóquio. A cervejaria abriu as portas, pela primeira vez, em 1982. Desses tempos ficou a frescura dos mariscos, como a lagosta, lavagante, sapateira, gambas, ostras e amêijoas.
Morada: Praça dos Restauradores, 79 80, 1250-188 Lisboa
Leia Também: Torrada com manteiga de cabra e buns. Gleba Cascais já serve brunch