Foram encontradas novas informações sobre a evolução da Alzheimer

É do Politécnico de Coimbra que chega a mais recente novidade relacionada com a Alzheimer, graças a um investigador que conclui que a combinação de dois genótipos podem ajudar na avaliação de risco de progressão da doença.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
21/06/2022 13:09 ‧ 21/06/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alzheimer

O trabalho é liderado pelo docente António Gabriel, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, que contou com a colaboração da comunidade docente da instituição. O estudo contou com a participação de 600 indivíduos que foram diagnosticados com diferentes tipologias da doença. 

Segundo um comunicado, avançado pela instituição, no estudo é referido que a conjugação de dois genes - a variante K da Butiricolinesterase e o alelo ApoE- ε4 - faz com que a doença evolua com mais rapidez, mas se estes fatores forem detetados, através de análises de genotipagem, é possível começar a submeter o paciente a diferentes estratégias terapêuticas que podem permitir desacelerar ou estabilizar a evolução da doença.

Esta informação tem como base a tese de doutoramento em biociências de António Gabriel, intitulada 'Avaliação do Sistema Colinérgico na Doença de Alzheimer', lançada em livro pela ESTeSC-IPC, no início deste mês.  

Leia Também: Estudo revela semelhanças entre Covid-19 prolongada e Alzheimer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas