É possível evitar a Covid-19 nos comboios?

Um estudo afirma que a probabilidade de ser infetado com Covid-19 é igual quer se viaje de pé ou sentado num comboio.

Notícia

© Shutterstock

Margarida Ribeiro
23/06/2022 19:17 ‧ 23/06/2022 por Margarida Ribeiro

Lifestyle

Coronavírus

É provável que não exista um local mais seguro para evitar a Covid-19 nos comboios. A informação foi revelada por uma equipa de investigadores que chegou à conclusão que viajar de pé ou sentado tem exatamente os mesmos riscos. 

Os especialistas em matemática estudaram a forma como as doenças transmitidas pelo ar, como a Covid-19, se espalham ao longo de uma carruagem de comboio, sem um sistema de ventilação eficaz. Concluíram que não existe um lugar mais seguro para passageiros que minimize o risco de contrair este vírus. 

Leia Também: Homens vs mulheres: Quem está em maior risco de Covid longa?

O estudo, feito por uma equipa com elementos da University of Cambridge e da Imperial College London, publicado na Indoor Air, também explica que o movimento do ar é mais lento no meio da carruagem e é lá que uma pessoa positiva à Covid-19 pode provocar mais infeções e não numa das extremidades. 

Os investigadores confirmam ainda que as máscaras são mais eficazes do que o distanciamento social, que continuam a recomendar, na redução da transmissão, especialmente, nos comboios que não são ventilados com ar fresco. 

O objetivo dos cientistas é produzir modelos mais inclusivos no futuro para conseguirem explicar melhor como é que as doenças transmitidas pelo ar se espalham em locais fechados. A sua principal recomendação é a instalação de melhores sistemas de ventilação nos comboios. 

Leia Também: A variante Ómicron é a que menos provoca Covid longa?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas