Beber álcool sozinho, regularmente, pode levar a sérios problemas

Um estudo afirma que este hábito aparentemente 'inocente' pode vir a prejudicá-lo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/07/2022 10:00 ‧ 15/07/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alcoolismo

Beber um copo de vinho sozinho não é, no geral, considerado um problema, no entanto, uma nova investigação da CMU - Carnegie Mellon University afirma que criar o hábito de beber álcool sozinho pode ser prejudicial. 

O estudo, publicado no Drug and Alcohol Dependence, descobriu que o consumo solitário de álcool, em adolescentes e jovens adultos, aumenta o risco de se vir a desenvolver um transtorno relacionado com o uso de álcool, nomeadamente, alcoolismo.  

Os investigadores tiveram em conta fatores de risco como o consumo excessivo de álcool, frequência de consumo, estatuto socioeconómico e género, explica a autora principal do estudo Kasey Creswell, professora de Psicologia na CMU, em comunicado. Apesar de todos estes fatores, perceberam que jovens que bebem sozinhos, podem vir a ter problemas na idade adulta. 

Foram analisados mais de quatro mil adolescentes, com 18 anos, que responderam a questionários sobre o consumo de álcool. Os participantes foram acompanhados pelos investigadores durante os próximos 17 anos. 

Comparando com pessoas que bebem socialmente, as que bebem sozinhas têm uma probabilidade maior, em 35%, de aos 35 anos vir a ter problemas e em 60% para jovens adultos com os mesmos comportamentos. O estudo concluiu também que adolescentes do sexo feminino com este hábito estavam mais em risco de desenvolver problemas relacionadas com álcool na idade adulta. 

O consumo excessivo de álcool está relacionado com mais de três milhões de mortes, anualmente, e os jovens são considerados, desde sempre, um grupo de risco quando se fala desta temática. Normalmente, são monitorizados, regularmente, no entanto as perguntas que são feitas por profissionais de saúde apenas abordam assuntos relacionadas com a frequência e quantidade de consumo de álcool.

Os investigadores afirmam que também é necessário começar a analisar o ambiente em que as pessoas bebem, ou seja, saber se o fazem sozinhas ou com outras pessoas, algo que será um indicador muito importante para entender quais são as possibilidades de virem a desenvolver problemas. 

Leia Também: Alcoolismo. Beber uns copos a mais ao fim de semana é problemático?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas