Perda de olfato, queda de cabelo, espirros, dificuldades na ejaculação e libido reduzida depois de a infeção já ter passado são alguns dos sintomas relatados por quem já esteve infetado com SARS-CoV-2. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade de Birmighan, no Reino Unido, feito a partir de registos de saúde de 2,4 milhões de britânicos, recolhidos entre janeiro de 2020 e abril do ano passado, e publicado esta segunda-feira, 25 de julho, na revista Nature.
De acordo com a investigação, estas cinco queixas lideram os 60 sintomas considerados recorrentes entre pessoas que sofrem de Covid longa, uma condição que pode manter-se por poucas semanas ou vários meses, podendo surgir muito tempo após a infeção inicial. Falta de ar em repouso, fadiga, dor no peito, rouquidão e febre também fazem parte da lista.
Mulheres jovens, minorias étnicas, pessoas com baixo nível socioeconômico, fumadores e indivíduos com comorbidades são os grupos que mais padecem de Covid longa.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Ómicron. BA.5 escapa às respostas dos anticorpos (mas há senão)