Já é mais que sabido que o álcool tem muitas consequências negativas, especialmente, quando é bebido em excesso e foi lançado, nos últimos dias, um estudo que adiciona mais um ponto na lista dos contras. Investigadores confirmaram que beber, por exemplo, mais de quatro copos de vinho, por semana, pode acelerar o envelhecimento.
É a conclusão de especialistas da University of Oxford, no Reino Unido, que estudaram os dados de quase 250.000, inseridos no UK Biobank - banco de dados para estudos científicos.
As pessoas que participaram neste estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, foram divididas por sexo e tinham uma idade média de 57 anos. A maioria bebia álcool regularmente e apenas 3% afirmaram nunca ter consumido álcool.
Analisando todos os dados conseguiram chegar à conclusão que pessoas que bebiam, em média, mais de 17 unidades de álcool, por semana, tinham telómeros mais curtos. Perceberam também que os participantes que bebiam uma quantidade menor, em relação a esta, não estavam tão em risco de ter os telómeros mais curtos.
Os telómeros são uma espécie de 'tampas biológicas' que se encontram nas extremidades dos cromossomas que protegem o ADN de danos, explica o Mail Online, meio de comunicação britânico. É normal que fiquem mais curtos com a idade, no entanto, podem diminuir precocemente em pessoas que bebem demasiado álcool.
Apesar do estudo conseguir dar algumas respostas conclusivas, os investigadores ainda não conseguiram explicar qual é a característica do álcool que afeta o tamanho dos telómeros.
Leia Também: Beber álcool só tem benefícios a partir de uma certa idade