O presidente norte-americano Joe Biden terá usado Paxlovid, antiviral oral da Pfizer, para reduzir a capacidade do SARS-CoV-2 de se multiplicar no corpo e, assim, recuperar mais facilmente da infeção por Covid-19.
Segundo um estudo da farmacêutica, apresenta um grau de eficácia na ordem de 89% no que toca à prevenção de hospitalizações e mortes entre pessoas com maior risco de evolução para doença grave, nomeadamente imunossuprimidos.
Depois dos Estados Unidos, do Canadá e de Israel, o comprimido da Pfizer chegou à Europa no início deste ano, após receber luz verde da Agência Europeia do Medicamento. "O Paxlovid é indicado para o tratamento da doença provocada pelo coronavírus em adultos que não necessitam de oxigénio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave."
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde recomenda a terapêutica com o fármaco em casos de doença grave.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Quase recuperado da Covid-19, Biden pode voltar a fazer exercício