Situado na praia fluvial das Azenhas d’El Rei, no Alandroal, abriu, recentemente, o RAYA Beach Club, um espaço com "um conceito inovador e único no país", lê-se em comunicado. Aqui os pratos são 'farm-to-beach' (da quinta para a praia em português), ou seja, a maior parte dos ingredientes são produzidos na quinta Terramay - responsável pelo projeto.
Peixe do rio (lúcio-perca) em tempura - "um género de fish & chips" -, lagostins do rio, hambúrguer biológico, maionese caseira ou cebola da horta caramelizada, são algumas das especialidades que pode provar, preparadas por Filipe Rebocho, 'chef' do RAYA. Lá também pode experimentar as primeiras sodas artesanais biológicas feitas em Portugal.
Todas as manhãs o 'chef' visita a horta biológica para colher e lavar os ingredientes que vão ser usados na cozinha do restaurante. É tudo biológico e não são utilizadas sementes manipuladas geneticamente, tratamentos preventivos nem adubos que não sejam naturais.
“É uma forma diferente de trabalhar, de pensar e criar refeições. Normalmente o chefe cria um menu e encomenda os produtos. Aqui trabalhamos de forma micro sazonal e com o que a horta nos dá. É um desafio diário, mas que vale a pena, porque mostra-nos as origens da comida e a essência de cada vegetal", afirma o chef Filipe Rebocho.
Se não vierem da horta, os produtos vêm diretamente diretamente de outros produtores regionais e biológicos.
"Todas as refeições são cozinhadas no momento para que, além de saborosas, sejam saudáveis e amigas do ambiente". No RAYA é também possível marcar jantares de grupo e eventos, com um menu especial.
Leia Também: Cícero Bistrot junta gastronomia francesa e arte moderna brasileira