Andar pelas vinhas, colher uvas e participar na produção de vinho é a descrição de um dia bem passado para si? Então a melhor altura do ano está a chegar: as vindimas. Acontecem, normalmente, no próximo mês, mas é importante começar a fazer planos caso queira participar.
A experiência, no Douro, pode ser extra especial, graças às vistas incríveis, por isso, vale a pena aproveitar.
Churchill’s
Durante dois fins de semana, em setembro, a Churchill's dá as boas-vindas a quem quiser participar na sua vindima anual, que acontece na Quinta da Gricha, em Ervedosa do Douro. Os interessados recebem, à chegada, um 'Kit Douro', para poderem trocar de roupa e juntar-se aos trabalhos.
O dia vai incluir o 'desafio' vindima, com a equipa da quinta; refrescos a meio da manhã; prova de vindima, com quatro vinhos; pisa a pé nos antigos lagares de granito; e um almoço tradicional de três pratos, com harmonização de vinhos. A experiência é 185€, por pessoa, e para grupos de 12 pessoas por dia, no máximo. É necessário fazer reserva.
Leia Também: Douro vai transformar 116 mil pipas de vinho do Porto nesta vindima
Lavradores de Feitoria
Foi em Abril, deste ano, que a Lavradores de Feitoria criou um programa de enoturismo na Quinta do Medronheiro, em Sabrosa. Agora, para a época das vindimas, apresentou um novo programa que permite participar no processo de produção de vinho. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia de grupo - com um mínimo de quatro pessoas - e fica 100€/por pessoa.
O programa começa com uma breve formação e entrega de material. Depois todos vão participar em atividades como apanha e corte da uva, visita guiada à adega, sala do histórico, sala de barricas e prova do primeiro vinho. Para terminar, há uma degustação vínica que inclui a prova de três vinhos, acompanhada por uma tábua de queijos e enchidos regionais. Todos os que vistam têm direito a um kit de vindima com uma 't-shirt' e chapéu alusivos.
Leia Também: Quinta dos Abibes: "O que distingue um grande vinho são os pormenores"