Tem dermatite atópica? Saiba que alimentos e bebidas não deve consumir
A alimentação (e o calor) pode piorar os sintomas deste problema de pele - também conhecido como eczema.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
A alimentação tem um impacto significativo em tudo incluindo em problemas de pele como a dermatite atópica ou eczema. É normal que com o sol e calor as pessoas que foram diagnosticadas com esta condição se sintam mais desconfortáveis, por isso, pode ser útil saber que alimentos e bebidas devem evitar, principalmente, nos próximos meses.
O The Mirror falou com Zoë Palmer-Wright, nutricionista da plataforma sobre alimentação YorkTest, que deu umas dicas que pode (e deve) seguir 'à risca'.
É importante que estas pessoas não bebam 'milkshakes', diz a especialista, porque laticínios podem provocar reações e piorar a saúde da sua pele. No entanto, pode sempre experimentar fazer uma bebida deste género com um substituto do leite de vaca.
Também devem evitar cerveja e outras bebidas alcoólicas porque contêm glúten o que também pode prejudicar pessoas com dermatite atópica. Se não conseguir dispensar leia bem os ingredientes e opte por versões sem glúten.
Os ovos também são, segundo a especialistas, prejudiciais para estas pessoas. Segundo diferentes estudos, citados por Zoë Palmer-Wright, 70% das pessoas com eczema reagem mal a este alimento.
O tofu não deve entrar na alimentação porque a soja também pode provocar reações adversas. Além disto, como a soja é um aditivo muito usado a especialista aconselha a ler sempre todos os rótulos antes de comprar um produto. Sugere alternativas como lentilhas ou feijões.
Comer gelados, infelizmente, também não é boa ideia, novamente, devido à presença de laticínios que irritam ainda mais a pele. Pode sempre procurar alternativas feitas apenas de fruta por exemplo.
Leia Também: Doentes com psoríase devem evitar o sol? Falámos com um dermatologista
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com