Medir níveis de stress com uma amostra de cabelo? Talvez seja possível
Investigadores alegam conseguir saber se uma pessoa está stressada (ou não).
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
O stress pode ter um impacto muito negativo na saúde das pessoas. Hoje em dia, existem diferentes formas de o monitorizar e é possível que, em breve, haja outra, graças às conclusões de um estudo publicado recentemente. Segundo uma equipa de investigadores, é possível medir os níveis de stress através de uma amostra de cabelo. Os resultados foram publicados na revista científica PLOS Global Public Health.
Ao Daily Mail, Rebekka Lynch da Universidade de Reykjavik, na Islândia, sugere que medir os níveis de cortisol no cabelo pode vir a tornar-se uma ferramenta muito útil para diagnosticar stress crónico no futuro. Como? Através de uma análise que deteta a presença e a quantidade de cortisol - conhecida como a hormona do stress - nesta parte do corpo.
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores estudaram amostras de cabelo de 881 mulheres mexicanas e 398 islandesas. Foi necessário recolher uma mecha de cabelo com cerca de três centímetros. Isto significa que as amostras apenas conseguem avaliar os níveis de stress dos últimos três meses porque, no geral, o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês.
Além disto, também foram feitas algumas perguntas a todas as participantes, sobre o seu estilo de vida, hábitos e situações que causam stress.
[Notícia atualizada às 14h59]
Leia Também: Tenha cuidado! O stress também pode afetar a visão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com