Acontece mais com cães, mas por vezes os gatos também podem rondar as mesas durante a refeição para ver se conseguem petiscar. Da próxima vez que acontecer e estiver na altura da fruta, evite dar-lhes cerejas. São umas das frutas que não devem comer. Existem mais opções que não devem ser consumidas por estes animais.
Além das cerejas, também as passas e as uvas não devem fazer parte da alimentação destes felinos.
Segundo explicou à revista PureWow Jennifer Bruns, do veterinário PetSmart, estas são frutas tóxicas para os animais uma vez que podem trazer consequências para os rins.
Leia Também: Alergia a gatos? Aprenda a livrar-se dos sintomas
Entre outros dos alimentos a evitar estão as frutas cítricas, como laranjas, limões e limas. Em grandes quantidades podem prejudicar o sistema nervoso dos gatos, mas também o sistema digestivo.
Diferentes animais podem reagir de forma diferente às frutas. Para a médica podem existir alimentos fora destes já identificados que se verifiquem serem prejudiciais. O importante é estar atento aos sinais.
“Vómitos regulares, diarreia, e convulsões, gengivas e língua inchadas”, explica Jennifer Bruns. Assim que detetar algum destes sinais, deve ligar para o veterinário para que seja observado o mais rápido possível.
E existem frutas que os gatos podem comer?
Apesar das frutas que devem ficar longe, existem algumas que não têm qualquer problema em serem consumidas. “Entre as opções seguras estão as maçãs, bananas, mirtilos, melão, morangos e melancias sem sementes", diz Jennifer Bruns.
Neste caso os alimentos devem ser partidos em pedaços mais pequenos e dados com alguma moderação, tudo para evitar uma mudança brusca na dieta que o animal possa estar a fazer.
Leia Também: Malü Pet Wear cria toalha de praia especial para cães