Ecrãs de computadores, ‘tablets’, telemóveis ou até mesmo da televisão emitem uma luz de tipo luz que pode ser prejudicial aos olhos. Para quem passa muitas horas por dia em frente a estes equipamentos é muitas vezes aconselhado um filtro para os óculos. Será que vale mesmo a pena ou é uma moda dos últimos tempos?
Segundo um estudo do ‘Colegio Oficial de Ópticos Optometristas de Cataluña’, as pessoas passam uma média de 10 horas diárias a olhar para um ecrã.
Mais recentemente, começaram a surgir no mercado as lentes com filtro para este tipo de luz azul.
Leia Também: Google começará a testar nas ruas os óculos de Realidade Aumentada
Têm a função de impedir que o impacto deste tipo de luzes seja maior para o olho humano. Médicos optometristas e oftalmologistas estão de acordo quanto aos efeitos que podem ter na visão, mais concretamente na retina.
Entre algumas das consequências estão a fadiga ocular, visão turva, cansaço, dores de cabeça e secura. Este tipo de lentes consegue fazer com que esses efeitos sejam menores.
Segundo o jornal espanhol Expansión, terá melhorias na saúde ocular, irá aumentar o tempo de reação e, como resultado de tudo isto, o humor em geral.
Em alguns casos, as lentes com este filtro podem filtrar até 99% da luz azul.
Leia Também: Motorola confirma apresentação e mostra imagens de novos telemóveis