Existem, pelo menos, 28 substâncias naturais que dão provas de alguma eficácia na luta contra a Covid-19, revela um artigo publicado por investigadores chineses na revista científica Phytotherapy Research
Segundo os cientistas, têm potencial terapêutico contra o novo coronavírus e em diferentes frentes. Muitas destas substâncias conseguem inibir a invasão e replicação do vírus, regular o equilíbrio imunitário ou reduzir fatores inflamatórios.
O estudo, feito a partir de uma revisão de artigos publicados no SCI, PubMed, Chinese National Knowledge Infrastructure, Clinical Trials Gov, entre janeiro de 2020 e abril de 2022, revela que compostos naturais com ação antioxidante como flavonoides, polifenóis, politerpenos, lactonas e esteróis podem potencializar o efeito de vacinas contra a Covid-19, por exemplo, ou atuar como tratamento. Substâncias como a curcumina, presente no açafrão-da-terra, a rutina, da casca de frutas cítricas; a epigalocatequina galato, abundante no chá verde; a nicotinamina, membro da família da vitamina B3; o ácido clorogénico, encontrado no café; e outras como o honokiol, o kaempferol, a quercetina, a glicirrizina e a baicalina podem bloquear a entrada do SARS-CoV-2 nas células.
Já a miricetina, encontrada em chás de frutas como maçã e morango, a berberina, a indirrubina, a curcumina, o Beta-Sitosterol, principal fitosterol encontrado em frutas e vegetais, o ácido betulínico e a cordicepina inibem atividades envolvidas na replicação do RNA viral.
A forsythosia, o dente-de-leão e a parthenolida, por sua vez, previnem a inflamação sistêmica e a disfunção orgânica associada à Covid-19.
Outras hipóteses colocadas em cima da mesa são o ácido pseudopolar B, o éster fenetílico do ácido cafeico, o resveratrol, encontrado no vinho, o ácido betulínico, a cordicepina e a glicirrizina.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.