Os efeitos (positivos) que os alimentos picantes podem ter na sua saúde
É fã de malaguetas?
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
É um assunto que sempre dividiu opiniões porque há quem adore (e quem deteste) pimentos e comida picante, no geral. No entanto, é muito provável que tenham muitos benefícios para a saúde, especialmente, quando se fala de inflamação, dores e metabolismo.
A revista Best Health explica que existe um químico, chamado capsaicina, que faz com que os pimentos sejam ou não picantes e que pode ter muitos benefícios.
O capsaicina´é, por exemplo, muito utilizado em géis e cremes que têm como objetivo atenuar dores provocadas por danos nos nervos, mas não só. Também são usados para problemas como osteoartrite, artrite reumatóide e psoríase. Benefícios que também se podem fazer sentir se adicionar pimentos ou malaguetas à sua alimentação.
Além disto, este químico também ajuda a estimular antioxidantes essenciais para reduzir a inflamação que, normalmente, é responsável por doenças cardiovasculares e diabetes.
O seu consumo também aumenta a capacidade dos nutrientes de se moverem, através da parede intestinal, aumentando a absorção de minerais como cálcio, ferro e zinco. Comer malaguetas vai ainda estimular o seu metabolismo, aumentando a temperatura corporal, e permitir que queime mais calorias.
Leia Também: É por isto que deve continuar a comer arroz branco
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com