Um grupo de cientistas norte-americanos anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia para lentes de contato. O objetivo é que, no futuro, o dispositivo possa ajudar a diagnosticar diferentes tipos de cancro, após uma análise em tempo real de biomarcadores presentes nas lágrimas.
Leia Também: Cancro da cabeça e pescoço. Sobreviventes podem deixar de falar ou comer
Segundo o estudo, publicado na revista científica Advanced Functional Material, os investigadores do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, nos Estados Unidos, explicam que a tecnologia, designada ACSM-PCL, foca-se na identificação de proteínas dos exossomos, pequenas estruturas encontradas em diferentes tipos de secreções corporais e que têm potencial para serem biomarcadores de diagnóstico de cancro. Além das lágrimas, estão presentes na urina, plasma e saliva.
A lente de contato foi projetada com microcâmaras ligadas a anticorpos que podem capturar exossomos. Após essa captura, proteínas específicas da membrana (quando estão presentes) podem reagir com os anticorpos e, assim, será possível identificar um eventual tumor no paciente.
A ideia é que esta tecnologia possa ajudar a antecipar o diagnóstico de diferentes tipos de cancro, permitindo o tratamento precoce. Por enquanto, são necessários mais testes.
Leia Também: Cancro da mama. Medicamento mostra mais eficácia do que a quimioterapia