Tosse é um sintoma comum e associado a vários problemas como alergias, gripe, constipação ou, recentemente, Covid-19. No entanto, é também possível que seja um sintoma de algo mais sério, por isso, é essencial estar atento.
Se a tosse for persistente, ou seja, não desaparecer em poucas semanas, pode ser necessário ir ao médico para saber o que se passa. Se o ritmo e intensidade da tosse aumentar também deve procurar ajuda.
Além disto, segundo a Mayo Clinic, centro médico americano, sem fundos lucrativos, existem outros sintomas, associados à tosse, que podem ser motivo de alarme. É o caso de momentos em que é acompanhada por muco espesso e amarelo-esverdeado. Pieira, febre, falta de ar, desmaios, inflamação nos tornozelos ou perda de peso repentina são outros sinais que justificam uma ida ao médico.
A entidade, também refere alguns sintomas, mais graves, que são motivo para uma ida imediata às urgências como vómitos, dificuldade em respirar ou a engolir, tossir sangue ou muco com tom cor-de-rosa e dores no peito.
Leia Também: Verão sem alergias, aqui vamos nós! Anote estas seis dicas