Se julga que tem uma higiene oral exemplar, desengane-se. Escovar bem os dentes para manter a boca saudável, prevenindo cáries e doenças das gengivas, vai muito para além do óbvio.
Um estudo realizado na Suécia mostra que apenas uma em cada 10 pessoas sabe fazê-lo. Outra investigação, feita pela seguradora de saúde britânica Bupa e que envolveu dois mil entrevistados, revela que quase metade dos inquiridos confessaram que não sabiam escovar corretamente os dentes. "Pela minha experiência, é isto que se passa com a maioria da população em qualquer país", diz Josefine Hirschfeld, professora e especialista em odontologia restauradora da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, citada pela BBC.
Leia Também: Três dicas para manter uma boa rotina de higiene oral no verão
Como se isso não bastasse, um outro estudo reuniu, pelo menos, 66 formas de lavar os dentes, muitas das quais contraditórias. Por esta altura, o leitor deve estar a perguntar-se: afinal, o que é que andamos a fazer mal? E como podemos garantir uma correta escovagem dos dentes? "Muitos indivíduos entendem que a regra é garantir que todos os restos de comida são removidos", refere à BBC Nigel Carter, da Oral Health Foundation, no Reino Unido. Contudo, "isso é parcialmente verdade". "É muito mais importante remover as bactérias dos dentes" e das gengivas, esclarece.
Leia também: Má higiene oral pode desencadear doenças potencialmente fatais
Para o especialista, a técnica 'bass' é uma das mais eficazes, uma vez que, ao limpar a área da margem gengival, remove a placa bacteriana. Além disso, esta é também uma forma de prevenção de infecções periodontais.
Como fazer? Não podia ser mais simples. As cerdas da escova devem ser colocadas num angulo de 45ºC graus na direção da margem gengival do dente. Pressione suavemente para que as cerdas possam passar entre o dente e a gengiva, movimentando a escova 10 a 15 vezes no sentido horizontal.
A rede de saúde CUF acrescenta: "É importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos, com uma escova manual ou elétrica e com uma pasta fluoretada. Coloque na escova a quantidade de pasta dentífrica equivalente ao tamanho de uma ervilha".
Leia Também: Os nove erros mais comuns que cometemos quando lavamos os dentes