A Covid também pode ter consequências na saúde cardiovascular. Esta é uma conclusões do estudo 'Cardiovascular Imaging da Houston Methodist'. Concluiu que as pessoas infetadas acabam por ter o dobro das hipóteses de virem a desenvolver células não saudáveis no coração, o que acaba por afetar o fluxo sanguíneo.
No estudo participaram quase 400 doentes, todos já infetados com Covid-19 e que se mantinham com sintomas persistentes. Foi descoberta uma diminuição de 20% da capacidade de dilatação das artérias coronárias.
Leia Também: Tem este tipo de sangue? Saiba que está mais protegido contra a Covid-19
O fluxo sanguíneo no miocárdio também foi afetado em parte dos participantes do estudo, o que pode vir a provocar doenças cardiovasculares, como é o caso de enfartes.
“As descobertas trazem novas questões, mas também ajudam a estudar mais o fluxo sanguíneo em doentes Covid-19 com sintomas persistentes”, explica Mouaz Al-Mallah, diretor da unidade de cardiologia da Houston Methodist.
Apesar deste estudo, ainda se sabe pouco sobre as consequências da Covid em doenças cardiovasculares. Numa das primeiras pesquisas realizadas no início da pandemia, a miocardite chegou a ser apontada como um dos efeitos. Mais tarde percebeu-se que era uma complicação rara.
Leia Também: Covid aumenta o risco de demência até dois anos após infeção