A colocação de facetas dentárias é cada vez mais uma escolha comum entre médicos dentistas e pacientes. Trata-se de um procedimento clínico minimamente invasivo para o paciente e 100% personalizado.
Por este ser um tratamento cada vez mais procurado e que ainda suscita algumas dúvidas, o Instituto de Implantologia responde ao top 5 de perguntas mais frequentes sobre facetas dentárias.
1- O que são facetas dentárias?
As facetas dentárias são finas capas cerâmicas que são aderidas à face externa dos dentes de forma a corrigir pequenos defeitos de forma, cor, encerramento de espaços, entre outras pequenas alterações dentárias.
2- As facetas podem ser aplicadas em todos os dentes? Existe alguma restrição?
Nem todos os dentes têm indicação para colocação de facetas. Dentes muito restaurados, com perda extensa de estrutura dentária e dentes muito apinhados são alguns exemplos de dentes com indicação para colocação de outro tipo de procedimentos que não facetas.
Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz
3- É necessário desgastar muito os dentes?
Tentamos sempre manter o desgaste das facetas no mínimo, de forma a preservarmos o máximo de estrutura dentária. Contudo, um pequeno desgaste é necessário para controlarmos o volume das facetas, para modificarmos a forma do dente ou para mascararmos colorações indesejadas.
4- É um processo doloroso?
O processo de colocação de facetas não é doloroso e as técnicas anestésicas utilizadas são eficazes no controlo de qualquer desconforto que possa existir.
5- Após a colocação de facetas temos de mudar os nossos hábitos de higiene oral?
Se os nossos hábitos de higiene oral já forem os adequados, não teremos que modificá-lo. A utilização do fio dentário e uma escovagem eficaz, pelo menos, duas vezes ao dia são essenciais na manutenção e longevidade das restaurações dentárias, incluindo as facetas.
Leia Também: Três dicas para manter uma boa rotina de higiene oral no verão