Sair de uma depressão nem sempre é fácil. O processo pode levar a terapias e a medicação, mas aquilo que come acaba também por ajudar nas várias fases da cura. Existem vários alimentos com nutrientes que serão essenciais durante este período. Descubra quais.
Leia Também: O hábito matinal que pode estar a afetar o seu cérebro
Cereais integrais
Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition conclui que mulheres que comiam cereais integrais acabavam por ter taxas mais baixas de depressão depois da menopausa. Pelo contrário, cereais mais refinados acabavam por estar associados a maiores taxas.
Água
Beber pouca água durante o dia pode levar a níveis mais elevados de depressão e ansiedade. A conclusão foi de um estudo publicado em 2018.
Cavala
Ajuda na redução da ansiedade devido aos níveis de ómega-3. Também a sardinha e o arenque têm de fazer parte da rotina.
Sementes de chia
São igualmente uma importante fonte de ómega-3. Tal como as nozes e as sementes de linhaça são ricos em gorduras saudáveis.
Banana
Se comer uma banana por dia está a consumir logo 22% da dose diária recomendada de vitamina B6. Ajuda na produção de serotonina, cujos baixos níveis estão associados à depressão, como explicou uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition.
Salmão
Além de ómega-3, também este peixe é uma fonte de vitamina B6. Também o frango, legumes e vegetais com folha verde são outros dos substitutos.
Beterraba
Fontes de fibra e vitamina B, as beterrabas são um importante aliado no alívio da depressão. Têm também ácido fólico. Mais uma vez, valores baixos estão associados à depressão
Amêijoas
O World Journal of Psychiatry colocou as amêijoas na lista de alimentos mais antidepressivos. Também as ostras e os mexilhões fizeram parte.
Ameixas
Mais um ingrediente que tem de fazer parte da lista de opções a consumir para evitar uma depressão.
Chocolate negro
Confirme que tem uma grande percentagem de cacau, só assim sabe que está a ajudar no combate à depressão.
Leia Também: Caminhar (apenas 15 minutos) pode ajudar a prevenir Alzheimer