Está a comer demasiado açúcar e estes são os sinais que o devem preocupar
No meio de várias sobremesas e snacks poucos saudáveis não está a fazer bem ao organismo.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
O açúcar é aquele inimigo com quem estamos várias vezes e só nos faz mal. Pode tornar-se viciante e trazer consequências ao organismo. O melhor é estar atento e perceber se de facto está a passar os limites.
São vários os sinais que indicam que está constantemente com açúcar a mais no corpo. E não é apenas do aumento de peso que estamos a falar. Existem muitos mais sinais que o devem preocupar. Descubra-os.
Leia Também: Vilãs? Sete frutas que todos temos em casa e que podem ser uma 'ameaça'
Quebras de energia e fadiga constante
É um dos sinais a ter a conta: sentir-se demasiado cansado e com quebras de energia ao longo do dia. Alimentos ricos em açúcar podem dar-lhe alguma energia, mas apenas durante um curto espaço de tempo. Para garantir que isso não acontece, o melhor é estar longe de alimentos processados e refrigerantes.
Aumento de peso
O açúcar não tem qualquer fibra ou proteínas, por isso, ao comer demasiado vai acabar por ganhar peso. Acaba também por estimular a insula, o que pode levar a ter diabetes.
Desejos de doces constantemente
Está sempre com desejo de algo doce? Pode ser um sinal de que começa a estar viciado em açúcar. Quanto mais come, mais quer. Uma das principais consequências pode ser o aumento de peso e a obesidade. Começar a cortar nos doces aos poucos pode ser o início da solução.
Problemas de pele
Acne, eczema, rosácea são alguns dos problemas de pele mais associados ao consumo excessivo de açúcar. Quando janta fora tente não comer sempre sobremesa e também não leve doces para o trabalho.
Alguma confusão mental
Logo após uma refeição com muito açúcar é provável que possa ter alguma confusão mental. O nível de açúcar no sangue sobe muito rapidamente o que pode provocar os tais episódios.
Febre e constipação com frequência
O sistema imunitário é afetado com grandes quantidades de açúcar. Nesse caso fica mais suscetível a apanhar doenças, ter febre ou constipações.
Leia Também: Sete alimentos que pessoas com diabetes devem evitar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com