É uma das frutas mais procuradas no verão. Grande parte da composição da melancia é água e fresca sabe sempre bem depois de um almoço de grelhados com a família e amigos. Por vezes consegue umas mais doces do que outras, mas saiba que existem truques para as escolher.
Lauren Manaker, autora de vários livros de culinária, explica como pode levar sempre para casa a melhor melancia. Desde olhar para a casca, ou ver em que zona estão expostas, são várias as dicas.
Leia Também: Vilãs? Sete frutas que todos temos em casa e que podem ser uma 'ameaça'
Comece por ver a cor
O exterior é o primeiro elemento a ter em conta quando escolhe uma melancia. Deve ser verde, sim, mas o ideal é quando encontra também algumas manchas amarelas. É sinal de que recebeu luz direta do sol, o que vai ter influência no interior.
Veja em que zona do supermercado estão expostas
“Quando compra melancias no supermercado, verifique se não estão expostas muito perto das bananas”; explica Lauren Manaker. À partida pode não existir grande problema, mas segundo a autora não é bem assim. As bananas emitem etileno, um gás que pode fazer com que a melancia se estrague mais facilmente. “Também em casa é importante guardar longe das bananas."
Não olhe apenas para o padrão da fruta
“Ao contrário do que possa ter ouvido, as riscas não são um sinal de maturação. Até existem variedades que não têm riscas visíveis”, continua Lauren Manaker.
Não confie nos caules
Não é algo comum vermos nas melancias à venda. Um caule seco pode indicar maturação. Já um verde pode indicar que foi retirada demasiado cedo da terra. Como é algo que os agricultores não costumam deixar na fruta, o melhor é não escolher por aí.
E por vezes nada disto funciona
“A mãe natureza pode fazer das suas, mesmo se seguir todas as dicas na escolha de uma melancia”, explica a autora. Por vezes pode ser mesmo uma questão de sorte na variedade que escolheu.
Leia Também: Comer uvas (regularmente) dá-lhe anos de vida e previne doenças graves