Acne é algo, completamente, normal e que faz parte da vida de (quase) todas as pessoas. Por isso, é importante saber os factos, relacionados com o assunto, que foram comprovados pela ciência, e os que não passam de um mito.
A Healthline, plataforma especializada em saúde, consultou os estudos publicados sobre acne, até ao momento, e criou uma lista com cinco mitos sobre acne que pode, e deve, esquecer. Quase todos eles estão relacionados com a influência que a dieta tem no aparecimento de acne.
O acne só é comum em adolescentes
Engana-se quem acha que este é apenas um problema entre os mais novos. Sim, normalmente, aparece durante a adolescência, mas para muitas pessoas, é algo que se mantém até à idade adulta - nestes casos é conhecido com acne persistente. Também é possível que, para algumas pessoas, o acne apareça apenas depois dos 25 anos, no entanto, isto já é mais raro.
O acne em idade adulta pode estar relacionado, segundo a Healthline, com problemas nas hormonas, doenças endócrinas, genética, stress, fumar, alimentação, assim como o uso de cosméticos ou medicação.
O tratamento deste problema, em qualquer idade, depende muito da sua intensidade, por isso, deve procurar sempre ajuda de um dermatologista.
Leia Também: Sintomas de colesterol alto que se manifestam na pele
Chocolate faz mal à pele
É muito provável que não precise de evitar o chocolate para ter uma pele limpa. Segundo a Healthline, os estudos feitos sobre o assunto são muito contraditórios porque, no geral, não há provas e fundamentação científica suficiente. Aliás, um estudo, publicado em 2016, afirma que não existe ligação entre o chocolate, ou produtos com cacau, e o acne.
Como, no geral, o chocolate que se come tem outros ingredientes, como leite, por exemplo, é mais provável que o problema seja provocado por esse elemento. Por isso, se reparar em mudanças na pele, depois de comer chocolate, experimente outra variedade, para ver se a reação se mantém.
Consumo de laticínios provoca acne
É um assunto discutido por muitos, mas ainda não foi realizada investigação suficiente para comprovar esta ligação. Já foram publicados muitos estudos que analisaram a relação entre acne e diferentes tipos de laticínios, incluindo leite com vários teores de gordura, queijo e gelado, no entanto, nenhum foi conclusivo.
Comer alimentos gordurosos pode causar acne
Outro mito que pode ser descartado porque, segundo a Healthline, nunca foram publicado estudos que analisem a relação entre acne e comidas gordurosas ou fritas. Acrescentando que a alimentação, por si só, no geral, não causa acne.
Dietas ricas neste tipo de alimentos, estão relacionadas com inflamação, algo que contribui para o aparecimento de acne. No entanto, comer um hambúrguer ou batatas fritas, ocasionalmente, não vai fazer mal à sua pele.
Também é importante saber que se comer estes alimentos com as mãos e, depois, as esfregar na cara, vai estar a contribuir para que os seus poros fiquem entupidos e o acne apareça. Por isso, lave sempre bem as mãos, antes de tocar na cara.
Cortar no glúten ajuda a afastar o acne
É muito pouco provável que o acne desapareça se deixar de consumir glúten, diz a Healthline. Até agora, nenhum estudo ou investigador, descobriu uma ligação entre o acne e o glúten, em pessoas com (e sem) doença celíaca.
Fazer uma alimentação sem glúten, quando não é necessário, pode ser difícil e fazer com que se criem deficiências nutricionais. Além disto, o esforço também pode provocar stress, condição que estimula o aparecimento de acne.
Leia Também: Qual é a diferença entre ter a pele seca e a pele desidratada?