As bebidas vegetais têm sido apontadas como uma alternativa ao leite de vaca. São consumidas pelas pessoas que seguem uma dieta vegan ou vegetariana, ou mesmo por quem é intolerante à lactose. Ainda assim, são opções com baixos nutrientes quando comparadas com o leite normal.
Segundo a Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, este tipo de bebidas tem quantidades muito reduzidas de fósforo, magnésio, selénio e até zinco. Este é o caso de propostas feitas à base de amêndoa, aveia ou arroz, por exemplo.
Leia Também: Benefícios do tofu que todos (até os mais carnívoros) vão gostar de saber
A bebida que ainda assim se aproxima mais dos níveis de nutrientes do leite é mesmo a que tem a ervilha como base. Também no que diz respeito ao cálcio e ao iodo estas alternativas não apresentam elevados valores.
Contudo, podem ser acrescentadas, mas é algo que tem de estar bem identificado nas embalagens, caso sejam enriquecidas dessa forma. Na pesquisa da Food and Drug Administration foram analisadas 85 amostras de bebidas vegetais.
O leite de amêndoa apenas apresentou um nono da concentração de fósforo do leite de vaca. Já o de aveia quase se aproximou. Em relação ao selénio, só mesmo o de ervilha é que ficou próximo dos valores do leite de vaca.
“Quem consome este tipo de bebidas, com estes baixos valores de nutrientes, deve ir encontrá-los noutras alternativas”, explicou Benjamin Redan, da Food and Drug Administration.
Leia Também: É vegetariano? Saiba o que deve fazer para fortalecer os ossos