Existem muitos fatores que podem estar na origem de problemas como ansiedade e depressão. E, segundo um novo estudo, feito nos Estados Unidos, há mais um para adicionar à lista: o consumo de alimentos altamente processados.
Os investigadores, que publicaram as suas conclusões na revista científica Public Health Nutrition, encontraram uma ligação entre estes alimentos e problemas de saúde mental.
Para o estudo, analisaram uma amostra, que incluiu mais de 10 mil adultos, para perceber se o consumo regular de alimentos processados aumenta, não só o número de dias mentalmente 'maus' e 'ansiosos' que as pessoas tinham, mas também os casos de depressão leve.
Os resultados revelaram que os americanos, que mais consomem este tipo de alimentos, têm mais dias 'maus' e 'ansiosos', quando comparados com pessoas que os evitam.
Com alimentos altamente processados, os investigadores referem-se a produtos feitos em fábricas e prontos a comer, quando são retirados da embalagem. Contêm, no geral, gorduras, açúcares e aditivos que não têm nutrientes e podem ser prejudiciais para a saúde.
A equipa acredita, lê-se em comunicado, que estas conclusões não são válidas apenas para a população dos Estados Unidos, mas também para a de países ocidentais, onde estes hábitos alimentares são comuns.
Leia Também: Comer batatas fritas e refrigerantes pode aumentar risco de Alzheimer