O uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como o ibuprofeno, pode estar relacionado com a formação de coágulos sanguíneos que aumentam o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, sugere um estudo publicado no Journal of Thrombosis and Haemostasi.
Leia Também: Cancro da mama. Medicamento mostra mais eficácia do que a quimioterapia
"A novidade no nosso estudo é que mostramos que os doentes que consomem medicamentos AINE têm um risco maior de desenvolver coágulos de sangue nas pernas ou pulmões. Já sabemos de estudos anteriores que vários medicamentos AINE aumentam o risco de fibrilhação e trombose", disse o médico líder do estudo e estudante de doutoramento Morten Schmidt, do Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, citado pelo jornal Daily Express.
Para chegarem a esta conclusão, Schmidt e os restantes investigadores analisaram dados de cada um dos doentes dinamarqueses hospitalizados com um coágulo de sangue nas pernas ou pulmões entre 1999 e 2006. No total, identificaram 8.368 doentes. Depois, verificaram quantos tinham comprado um medicamento AINE, prescrito menos de 60 dias antes de serem hospitalizados com um coágulo de sangue.
Além disso, os dados do estudo mostram que existe um risco acrescido de coágulos sanguíneos, independentemente do medicamento AINE consumido.
Leia Também: Pessoas com este hábito estão mais propensas a ter cancro do pulmão