São muitos os problemas que podem afetar o bom funcionamento do fígado e pâncreas - essenciais para a digestão, absorver nutrientes e lidar com toxinas. Por isso, é necessário saber, quando não está tudo bem.
A Healthline, consultou estudos e especialistas, para esclarecer quais são os sintomas que podem indicar estes problemas e não só.
Os problemas no fígado mais comuns são, por exemplo, esteatose hepática ou fígado gordo, que acontece quando muita gordura se acumula dentro à volta do fígado. Mas também hepatite, cirrose, cancro e insuficiência.
Já quando se fala do pâncreas as doenças mais comuns são, pancreatite, que provoca a inflamação, quistos, cancro, assim como insuficiência.
São vários os fatores que podem causar estes problemas é o caso de alcoolismo; consumo frequente de alimentos ricos em colesterol e gorduras; obesidade; diabetes; um historial familiar de condições hepáticas e pancreáticas; fibrose cística e outras condições metabólicas; doenças autoimunes e alguns medicamentos.
Leia Também: Melanoma: Os sintomas que o deviam estar a preocupar
Os sintomas mais comuns de problemas no fígado:
- Icterícia (pigmentação amarelada da pele)
- Urina escura
- Movimentos intestinais de cor pálida
- Fadiga
- Perda de apetite
- Perda de peso não intencional
- Abdómen inchado
- Dores no estômago
- Náuseas
- Vómitos
- Mãos e pés inchados
Os sintomas mais comuns de problemas no pâncreas:
- Dores abdominais
- Inflamação abdominal
- Dores nas costas
- Frequência cardíaca demasiado rápida
- Dores que pioram depois das refeições
- Diarreia
- Náuseas
- Vómitos
Leia Também: AVC. Seja mais rápida e reconheça os sintomas mais frequentes em mulheres