Apesar dos benefícios de queijo, este alimento também tem desvantagens que podem ter graves desfechos se for consumido excessivamente. E os especialistas apontam um culpado: a tiramina.
Segundo o portal Medicine Net, a tiramina, normalmente encontrada em queijos envelhecidos, tais como o cheddar, parmesão e gorgonzola, "pode aumentar a pressão arterial e desencadear um episódio de fibrilhação auricular".
Um estudo publicado na revista Human Psychopharmacology descobriu que cinco dos 12 pacientes com depressão submetidos a testes que envolviam tiramina pressórica desenvolveram arritmias. "A tiramina, tanto oral como intravenosa, causou alterações semelhantes em cães, embora não em ratos, ratazanas ou cobaias.
"Estas descobertas sugerem que um componente alimentar normal pode induzir arritmias cardíacas graves e que uma dieta com baixo teor de tiramina pode ser benéfica para os indivíduos que são susceptíveis a arritmias", concluíram.
Leia Também: O popular alimento que causa problemas muito (mas mesmo muito) sérios
A fibrilhação auricular, recorde-se, "é um tipo de arritmia cardíaca em que existem batimentos cardíacos muito irregulares, e habitualmente rápidos, com 80 a 160 batimentos por minuto", pode ler-se no portal da rede de hospitais e clínicas Lusíadas.
"Nessa situação o coração não consegue bombear eficientemente o sangue o que propicia a formação de pequenos coágulos dentro do próprio coração", que "podem ser arrastados pela corrente sanguínea e alojar-se em qualquer parte do organismo". "Quando atingem as artérias que irrigam o cérebro podem causar um AVC", acrescenta.
Leia Também: O fruto azul que reduz "significativamente" os níveis de pressão arterial