Um estudo observacional, publicado na revista Clinical Ophthalmology pelo UT Southwestern Medical Centre, descobriu que o desenvolvimento de diabetes tipo 2 ou de hipertensão são sinais de alerta precoces que podem ajudar a prever o risco de glaucoma.
Contudo, os cientistas não conseguiram apurar a razão. Recordam, no entanto, que tanto a diabetes tipo 2 como a hipertensão arterial são condições que afetam os vasos sanguíneos do nervo óptico e a retina.
Leia Também: Repense os seus hábitos. Isto faz disparar os níveis de açúcar no sangue
Glaucoma é o termo médico usado para um grupo de doenças do olho que danificam o nervo ótico, responsável pela transmissão da informação do olho até ao cérebro. Em causa está uma doença que afeta cerca de sete milhões de pessoas, só na Europa, e aproximadamente 200 mil indivíduos em Portugal.
Embora existam tratamentos farmacológicos, com laser ou cirurgia disponíveis, estes são incapazes de recuperar a visão já perdida. "Atualmente, faltam-nos os instrumentos para curar o glaucoma, mas com suficiente antecedência podemos preservar a visão dos pacientes. A detecção precoce do glaucoma é a chave para um melhor controle da pressão intraocular e a prevenção da cegueira", diz Karanjit Kooner, o líder do estudo, citado pelo Daily Express.
Leia Também: Níveis elevados de açúcar no sangue? Quatro sintomas (muito) subtis