Acordar a meio da noite com suores é algo comum a muitas pessoas. O motivo nem sempre é fácil de explicar. Encontrar uma solução para os parar também pode ser difícil. A verdade é que podem ocorrer no verão, quando está muito calor, mas não só.
Segundo Tara Youngblood, especialista do sono, podem ser várias as razões que explicam estes suores noturnos. O importante é perceber qual destes motivos o está a afetar e como evitá-lo no futuro.
Leia Também: Passa a noite a ressonar? Esta é a melhor posição para dormir
A roupa de cama
Pode estar a fazer algum tipo de reação ao tipo de tecido que tem na fronha, no lençol e colchão. Experimente outro tipo de tecidos mais leves.
Alterações hormonais
Entrar num período de mudança pode levar a este tipo de suores. A menopausa, por exemplo, acaba por ser um fator explicativo. A gravidez e os ciclos menstruais são outras das razões apontadas pela especialista.
Medicamentos
Alguma da medicação que está a tomar pode estar a interferir com o sono e levar a estes suores. O melhor é falar com o médico que os receitou e perceber que pode fazer alguma alteração.
Hiperidrose
É uma disfunção das glândulas sudoríparas que leva a que tenha suor excessivo. Os períodos mais críticos, neste caso, estão a acontecer durante a noite.
Stress
Grandes níveis de stress podem levar a que tenha pesadelos e sonhos mais pesados. Como consequência acaba por suar em demasia.
Dieta e o álcool
Os dois fatores conjugados, e mesmo em separado, podem fazer com que tenha noites mal dormidas. O funcionamento do sistema nervoso é desregulado assim como a temperatura do corpo.
E como é que os pode prevenir?
Algumas das dicas passam por trocar a roupa de cama por tecidos mais leves e transpiráveis. Também reduzir a temperatura do quarto à noite pode ajudar. Evitar beber álcool antes de dormir e refeições muito pesadas é outro dos conselhos dados pela especialista do sono.
Leia Também: Desejos noturnos. Esta é a melhor forma de os evitar e manter a dieta