Não, não precisa de tecnologia de ponta para dormir melhor. É importante lembrar que, às vezes, as melhores soluções são as mais simples. Por exemplo, já experimentou usar uma máscara, para tapar os olhos, durante a noite? A Healthline, plataforma especializada em saúde, diz que pode resultar.
A primeira vantagem de usar estas máscaras é são ótimas para bloquear a luz artificial que pode incluir postes de luz e luzes ambientes, no quarto. No entanto, no geral, a luz que mais prejudica o sono é a azul, ou seja, aquela que vem dos nossos dispositivos eletrónicos.
"A luz, especialmente à noite, pode atrapalhar o nosso ‘relógio’ biológico interno que ajuda a regular os nossos padrões de sono", diz a cientista Wendy Troxel, à plataforma.
Leia Também: Passa a noite a ressonar? Esta é a melhor posição para dormir
Aliás a exposição à luz artificial suprime a melatonina, hormona que estimula o sono, podendo causar problemas no sono, como insónias.
"O trabalho da melatonina é sinalizar ao cérebro que é hora de dormir, então a exposição à luz, principalmente à noite, envia o sinal errado ao cérebro, o que pode prejudicar profundamente a capacidade de adormecer rapidamente e continua a dormir", acrescenta o especialista.
Quando for procurar uma máscara, é importante ter em consideração alguns aspetos, porque se não escolher a certa, pode continuar a passar 'noites em branco'. Analise características como peso, material, forma e tamanho para garantir que se sente confortável.
Leia Também: Suores noturnos. Os principais motivos e como os evitar