Já foi comprovado, várias vezes, que a alimentação tem impacto, significativo, na saúde geral. Agora, uma equipa de investigadores italianos afirma que consumir laticínios, como queijo ou iogurtes, com moderação, pode ter um papel importante na prevenção de diabetes tipo 2.
Os autores do estudo, que foi apresentado na mais recente conferência da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, fizeram uma revisão de investigações que analisaram a ligação entre diferentes alimentos de origem animal e o risco de diabetes.
Com toda esta informação, conseguiram afirmam que os laticínios, especialmente opções com pouca gordura e iogurtes, ajudam a reduzir o risco de se vir a desenvolver diabetes tipo 2.
Leia Também: Se sofre de colesterol elevado, esta bebida pode ajudá-lo (e muito)
"Os laticínios são ricos em nutrientes, vitaminas e outros compostos bioativos que podem influenciar favoravelmente o metabolismo da glicose – o processamento do açúcar pelo organismo", diz Annalisa Giosuè, investigadora e uma das autoras do estudo, em comunicado.
Além disto, no mesmo estudo também se chegou à conclusão que a carne vermelha e processada pode ter o efeito contrário e aumentar o risco de diabetes. Por isso, para a substituir, os autores do estudo recomendam que se coma peixe e ovos.
No geral, as diretrizes alimentares, recomendadas para prevenir diabetes tipo 2, concentram-se no consumo de alimentos à base de plantas como grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e azeite. É também recomendado que se limite o consumo dos produtos de origem animal.
No entanto, este novo estudo vem contrariar isto e acrescentar que nem todas fontes de proteína animal possuem o mesmo valor nutricional. Então, a equipa afirma que pode ser necessário atualizar estas recomendações, criando mais opções.
Leia Também: E depois das férias? O que fazer para sentir-se melhor do que nunca