Muitas vezes só é preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida para se evitar problemas de saúde graves. Recentemente, foi publicado um estudo que além de o comprovar, enumera sete hábitos que podem ajudar as pessoas, com diabetes, a reduzir o risco de vir a ter demência.
"Diabetes tipo 2 é uma epidemia mundial que afeta um em cada 10 adultos", diz o autor do estudo, Yingli Lu, da Escola de Medicina da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, ao jornal Echo Journal. "E ter diabetes é conhecido por aumentar o risco de uma pessoa desenvolver demência", acrescentou.
Por isso, o objetivo do estudo, publicado na revista científica Neurology, foi entender se o risco de demência, entre indivíduos com diabetes, pode ser reduzido através de algumas mudanças no estilo de vida.
Leia Também: Gordura nos órgãos. Os sintomas a que deve estar atento
Com esta análise, os investigadores, conseguiram criar uma lista com os sete hábitos que podem ajudar pessoas com diabetes a reduzir o risco de demência:
- Não fumar
- Consumir álcool moderadamente (uma bebida, por dia, para mulheres e duas, por dia, para homens)
- Fazer exercício regularmente
- Dormir, pelo menos, sete a nove horas, por noite.
- Fazer uma alimentação saudável com frutas, legumes, grãos integrais e peixes
- Ser menos sedentário e tentar restringir o tempo que se passa em frente à televisão (não deve ser mais de quatro horas por dia)
- Ter contacto social frequente (viver com outras pessoas, reunir-se com amigos e familiares, pelo menos, uma vez por mês ou participar de atividades sociais, pelo menos, uma vez por semana)
Leia Também: Comer queijo e iogurtes pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2