Cinco hábitos (e não só) que podem estar a provocar enxaquecas
Alguns parecem inofensivos.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Saber o que está a provocar as suas enxaquecas é essencial para as conseguir tratar. Quase todas as pessoas conhecem as causas mais comuns que, no geral, incluem stress, privação de sono, níveis baixos de açúcar no sangue, entre outras.
No entanto, existem algumas causas, menos conhecidas, que podem estar relacionadas com hábitos ou comportamentos, muito comuns. Irem Tezer Ates, diretor de ciências médicas da NuroKor, empresa que cria tecnologia de saúde, falou com o jornal Metro explicou quais são.
Por exemplo, se não está habituado a ir ao ginásio regularmente, fazer um treino mais exigente (fisicamente) pode provocar enxaquecas, diz a especialista. Para prevenir que isto aconteça, o melhor é aumentar, gradualmente, a intensidade do treino, ao longo de semanas ou meses. É também boa ideia optar por exercícios menos exigentes como natação, ioga e caminhada.
Leia Também: Comer queijo e iogurtes pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2
Comer queijo, ou outros laticínios, assim como beber álcool, também pode não estar a ajudar. Irem Tezer Ates diz que limitar o consumo destes produtos pode ser benéfico para pessoas que têm enxaquecas frequentemente.
Também é muito provável que alguns aromas químicos fortes como perfume, por exemplo, provoquem enxaquecas. Por isso, é preciso ter cuidado, até com os produtos que usa para lavar a roupa ou a casa, procure sempre opções sem fragrância se sofre de enxaquecas.
Já toda a gente sabe que passar muito tempo a olhar para um ecrã pode causar dores de cabeça. No entanto, "quando a luz artificial é combinada com músicas e videoclipes que mudam rapidamente (como se encontra facilmente no TikTok e no Instagram), o seu telefone torna-se num cocktail perfeito para uma enxaqueca", diz a especialista.
Os impactos dos ecrã podem ser minimizados se fizer pausas, regularmente, usar óculos que protegem os olhos da luz azul, assim como se aplicar o modo escuro no telemóvel, por exemplo.
Além disto, discutir com alguém aumenta, drasticamente, os níveis de cortisol, conhecida como hormona do stress. O que interrompe, segundo a especialista, o funcionamento normal do cérebro, resultando, muitas vezes, numa enxaqueca.
Leia Também: Mais do que dor de cabeça. Quatro perguntas e respostas sobre enxaquecas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com