O açúcar é uma fonte de energia para o organismo. No entanto, devemos tentar obter essa espécie de 'combustível' de forma mais saudável ao consumir alimentos, como fruta, que contenham açúcar natural e não processado.
Leia Também: O fruto amarelo (muito docinho) que deve ter sempre em casa
Porém, embora as frutas sejam uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes, contêm frutose e glucose, pelo que, segundo o portal Diabetes.co.uk, algumas fazem disparar os níveis de açúcar no sangue. A chave é moderar o consumo, sobretudo por parte de quem está em risco ou sofre de diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
"Para pessoas com diabetes, pode ser particularmente perigoso, uma vez que a capacidade do corpo para controlar os níveis de glicose no sangue é reduzida ou inexistente", explica. Os diabéticos devem apostar, por exemplo, em ameixas, kiwi e toranja.
Leia Também: Somos o que comemos. Eis cinco poderosos alimentos anti-cancro
Veja abaixo sete frutas com índice glicémico elevado:
1- Banana;
2- Laranja;
3- Manga;
4- Uva;
5- Uva passa;
6- Tâmara;
7- Peras.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia.
Leia Também: Bebida apreciada por muitos pode não ser tão inocente como julga