Todos envelhecemos, é impossível evitá-lo, no entanto, existem várias formas de atrasar o processo, ou torná-lo mais lento. A melhor forma de o fazer, segundo especialistas, é apostar num estilo de vida saudável e equilibrado, evitando problemas graves.
Aliás, ao The Independent, Noel Young, responsável por inovações clínicas da Thriva, empresa de testes de sangue, feitos em casa, explica que as "doenças crónicas, como doenças cardíacas e diabetes, que são causadas na maioria dos casos pelo estilo de vida, são muito comuns e estão associadas a um envelhecimento mais rápido".
Leia Também: Dois fatores que aumentam (e muito) o risco de arritmia crónica
Então, para o ajudar a identificar o que está (ou não) a fazer errado, o jornal consultou estudos e especialistas e criou uma lista com hábitos que aceleram o envelhecimento.
- Beber álcool em excesso
- Exposição prolongado ao sol sem proteção
- Passar demasiado tempo sentado
- Fumar
- Má alimentação
- Stress
- Não tomar vitaminas
- Privação de sono
Todos estes são hábitos são prejudiciais e podem ter consequências não só para a sua saúde, mas também para a sua aparência, provocando rugas ou despigmentação na pele, por exemplo.
"A boa notícia é que adotar certas mudanças no estilo de vida pode ajudar a prevenir doenças crônicas e o envelhecimento mais rápido que as acompanha", acrescenta Noel Young.
Leia Também: Formas muito simples de melhorar a saúde do seu coração