Todos os dias são publicadas novidades sobre a Covid-19. Entre as mais recentes, está um estudo, feito nos Estados Unidos, onde se afirma que crianças infetadas com o vírus, têm um risco significativamente maior em vir a ter diabetes tipo 1.
Os autores do estudo, publicado na revista científica JAMA Network, analisaram os registos de saúde eletrónicos, relativos a pessoas com idades até aos 18 anos. No total, a equipa da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, analisou os dados de 571, 256 crianças e adolescentes. Neste número inserem-se 285,628, infetadas com Covid-19. entre março de 2020 e dezembro de 2021. assim como 285,628 pessoas que com outras infeções respiratórias, durante o mesmo período.
Leia Também: Covid-19 na gravidez pode afetar a placenta, diz estudo
Com estas informações, os investigadores conseguiram descobrir que, após o diagnóstico de Covid-19, os pacientes tinham 96% mais hipóteses de serem diagnosticados com diabetes tipo 1, quando comparados com pessoas com outro tipo de infeção respiratória.
As probabilidades aumentaram, para 110%, três meses depois, diminuindo para 83% após seis meses. Isto significa que, seis meses após o diagnóstico de Covid-19 0,043% (123 pacientes) foram diagnosticados com diabetes tipo 1, o que é cerca de 72% mais do que os 0,025% (72 pacientes) que tiveram outras infeções respiratórias.
Apesar de ainda ser necessário continuar a estudar este fenómeno, diz a revista Forbes, é importante lembrar que este vírus ainda é relativamente recente e tem consequências desconhecidas.
Leia Também: Covid-19 aumenta o risco de vários problemas neurológicos