Desde formigueiro, fraqueza e dores nas costas que por vezes se prolongam até aos glúteos. São vários os sinais de alerta para a dor ciática. O nervo ciático é o maior do corpo humano. Quando é lesionado de alguma forma dá sinal de si, o que acaba por levar a estes sintomas. Ainda assim, existem formas de os aliviar.
Leia Também: Ser infeliz ou solitário acelera o envelhecimento - mais do que fumar
É através de alongamentos específicos que consegue diminuir esta tensão. São tudo exercícios simples que pode (e deve) fazer ao longo do dia.
Alongamento do piriforme
O nervo ciático encontra-se abaixo do músculo piriforme. Nesse caso, é um importante aliado para aliviar a dor. Deite-se de costas com os joelhos dobrados e cruze o tornozelo do lado afetado sobre o oposto. Segure a mão atrás da perna não afetada e puxe suavemente a coxa para perto do peito. Respire e mantenha o alongamento por 30 segundos. Deve repetir entre duas a três vezes por dia.
Alongamento do joelho e do ombro
É também entre duas a três vezes por dia que deve fazer este alongamento. Deite-se de costas com as pernas retas e dobre lentamente o joelho do lado afetado contra o peito e abrace-o. Rode o corpo em direção ao lado aposto da dor. Respire e mantenha durante 30 segundos.
Alongamento das costas
Faça uma espécie de flexão com o tronco a tocar no chão, mas o peito elevado devido aos braços retos. Relaxe as costas e o abdómen. Mantenha esta posição durante 10 a 30 segundos. Volte a ficar deitado e repita o exercício cinco vezes ao longo do dia.
Leia Também: Beber duas ou três chávenas de café (por dia) pode dar-lhe anos de vida